Cloud Computing Microsoft 365 Microsoft Teams Produtividade

Sharepoint Office 365

O Sharepoint Office 365 é um aplicativo online da Microsoft integrado ao pacote office, que proporciona um espaço colaborativo entre funcionários de uma organização e funciona como uma rede de comunicação, para que a equipe compartilhe informações, documentos e avisos entre si.

Desse modo, o software é um espaço destinado aos colaboradores para otimizar a força de trabalho em um ambiente dinâmico e sincronizado dividido em departamentos, sendo conectado com as demais ferramentas da empresa, como o Word, PowerPoint, Excel, Outlook, Teams, entre outros.

Em um cenário em que diversas empresas brasileiras adotaram o regime home office ou híbrido (remoto e presencial), o Sharepoint Office se torna uma ferramenta muito interessante, visto que o aspecto do contato interpessoal é importante para o desenvolvimento de atividades e melhor produtividade dos funcionários.

Fato que foi apontado pelo Instituto Becker Friedman, da Universidade de Chicago, apresentando queda de 20% na produtividade dos trabalhadores da empresa com o excesso de relações e reuniões digitais, apesar de o total de horas trabalhadas ser 30% maior. 

Contrapondo esse método de trabalho à distância, a plataforma diminui os números de reuniões a partir das suas funcionalidades oferecidas e aumenta o foco dos funcionários, mesmo com o trabalho remoto, de modo a motivá-los na interação entre eles sem que exista a necessidade de excessivas reuniões por chamada de vídeo, muitas vezes caracterizadas como massivas e estressantes.

Para isso, o Sharepoint possibilita aos seus usuários editarem arquivos simultaneamente em cada uma de suas equipes ingressadas, com canais de texto e áudio, disponibilizando também uma ferramenta para organização das atividades e calendário para o usuário se atentar quanto às entregas que devem ser realizadas.

A aplicação funciona como uma plataforma online de gestão de arquivos em nuvem no serviço do Office 365, utilizando as mais recentes tecnologias para que todos tenham acessos aos documentos disponibilizados e que editem em tempo real, sem atrasos.

É ainda um sistema SaaS (software como serviço), o qual é um software baseado em assinaturas e distribuído de acordo com a demanda.

Nesse tipo de serviço em nuvem o provedor disponibiliza a hospedagem e o gerenciamento do aplicativo e toda sua infraestrutura, além de serem realizadas manutenções, como por exemplo atualizações do software e de segurança. Para utilizar o Sharepoint Office 365 é necessário ter acesso a um navegador da web em um dispositivo e uma conexão à internet estável.

Quais as diferenças do Sharepoint Server para o Sharepoint Office 365?

O Sharepoint Office 365 se diferencia do Sharepoint Server por estar integrado ao Office 365 e ser uma plataforma online por assinatura incluído a uma vasta suíte de aplicativos, focado no trabalho simultâneo colaborativo.

Já o Sharepoint Server é uma solução local, podendo ser utilizado offline. Geralmente, é utilizado para a publicar aplicações web, criação de portais, gestão de documental e de conteúdo, além de ser uma intranet para ser utilizada pelos colaboradores internos, interligando-os por uma mesma rede.

Quais são os motivos de se usar o Sharepoint Office 365 na sua empresa?

  • Colaboradores dos mesmos setores unidos em um único documento;
  • Edição simultânea por todos que estão permitidos a acessar;
  • Sem risco de perda de força de trabalho devido a todas as alterações serem salvas na nuvem a cada atualização;
  • Comunicação eficiente e de fácil usabilidade, sem a necessidade de se usar vários aplicativos;
  • Organização otimizada das tarefas pelos colaboradores;
  • Melhora o engajamento com o compartilhamento de ideias para alcançar as melhores decisões.

Em suma, o Sharepoint online é uma ótima escolha para qualquer organização. Além do mais, olhando para concorrentes, como o Google, é possível encontrar diversas diferenças. Uma delas é  a divisão em vários apps: google docs, meet, gmail, entre outros.

Em contrapartida, o Sharepoint Office 365 concentra diversas funcionalidades e ainda se conecta com editores consolidados no mercado, além de uma ótima plataforma de comunicação, como o Microsoft Teams.

Quanto custa ter a ferramenta mensalmente na sua instituição ?

As mensalidades mensais variam de R$68,60 a R$200,00, sendo necessários contratos anuais. Dependendo do tipo de empresa e fim a quem é destinado, possui versões básicas, intermediárias e avançadas, com funcionalidades extras de análise, segurança e voz.

Sendo assim, um ponto negativo, tendo em vista que outras empresas oferecem soluções gratuitas. A Microsoft, apesar de oferecer um Software robusto, seu valor representa um alto custo, se tornando pouco atrativo para pequenas empresas que desejam cortar despesas. 

Portanto, a ótima plataforma online da Microsoft, apesar de apresentar recursos incríveis, deve rever a sua política de assinaturas com elevados valores para ser mais abrangente a todos, a fim de ocupar um cenário de protagonismo em plataformas de ambientes empresariais, posto atualmente ocupado pelo Google, que apesar de propor uma alternativa menos inovadora, é livre e de qualidade.

Sobre o Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Leandro Lima é entusiasta da Computação em Nuvem e apaixonado por disseminar conhecimento sobre inovação e novas tecnologias. Especialista em Cibersegurança e Cloud Computing Atualmente exerce a função de Head de Tecnologia e Transformação Digital na DCIT TECNOLOGIA. Possui mais de 25 certificações profissionais em TI, dentre elas, Cisco CCNA / CCNP / ITIL / AWS Technical Professional / AWS Business Professional e AWS Solutions Architect Associate.