Cibersegurança Cloud Computing Segurança da Informação

LAB CLOUD READY: DCIT lança laboratório em nuvem com soluções Fortinet

A DCIT Tecnologia está sempre inovando e acaba de lançar seu laboratório “Fortinet Cloud Ready”:

Um laboratório completo que integra soluções Fortinet com o ambiente Microsoft Azure, disponibilizando para seus clientes e parceiros um espaço funcional para testes e validações das mais diversas arquiteturas de segurança em nuvem.

O laboratório “Fortinet Cloud Ready” da DCIT Tecnologia, conta com os seguintes ambientes para validação e provas de conceito:

  • Integração do Fortigate com ambiente Microsoft Azure AKS

A integração com AKS (Serviço de Kubernetes do Azure) oferece suporte na resolução dos endereços IPs dinâmicos do cluster para grupos dentro do Fortigate, permitindo, assim, visibilidade total do ambiente do contêiner e a definição de políticas refinadas, a fim de determinar quais cargas de trabalho do Kubernetes têm permissão de comunicação para fora do cluster.

A arquitetura citada integra o Fortigate Cloud + Microsoft AKS + Azure Load Balancer + Virtual Network Azure.

  • Integração do Fortigate Cloud com as VNETs do Microsoft Azure

A Integração do Fortigate Cloud com as VNets do Microsoft Azure, possibilita a inspeção de todo o tráfego de entrada e saída do tenant, incluindo o tráfego de VNET para VNET e VNET para a Internet, garantindo que os recursos de segurança essenciais, como antivírus de borda, Intrusion Prevention System (IPS), filtro de conteúdo e análise de tráfego criptografado, trabalhem em conjunto para identificar e mitigar as ameaças de segurança mais recentes.

  • Integração do Fortigate Cloud com soluções de análise e correlação de logs

A integração do Fortigate em Cloud no Microsoft Azure, permite uma arquitetura de segurança orientada por análises, ampliando a visibilidade de rede e uma melhor detecção contra violações.

A arquitetura do laboratório “Fortinet Cloud Ready” da DCIT Tecnologia, integra soluções de correlação de log e compliance para fornecer visibilidade em tempo real e relatórios avançados de conformidade, ampliando a capacidade de segurança de borda na nuvem Microsoft Azure.

  • Validação de cenários de segurança no Microsoft Azure

O laboratório “Fortinet Cloud Ready” da DCIT Tecnologia, disponibiliza vários cenários para análise de ataques e vulnerabilidades. Dentre as validações possíveis destacamos: Ataques de SQL Inject, Sambacry, LFI (Local File Inclusion) & XXE (XML eXternal Entity).

Veja em tempo real os ataques sendo executados, mitigados e correlacionados pelo time de SoC (Security Operation Center) da DCIT Tecnologia.

Sobre o Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Leandro Lima é entusiasta da Computação em Nuvem e apaixonado por disseminar conhecimento sobre inovação e novas tecnologias. Especialista em Cibersegurança e Cloud Computing Atualmente exerce a função de Head de Tecnologia e Transformação Digital na DCIT TECNOLOGIA. Possui mais de 25 certificações profissionais em TI, dentre elas, Cisco CCNA / CCNP / ITIL / AWS Technical Professional / AWS Business Professional e AWS Solutions Architect Associate.